
A cidade do Recife sedia, até a terça-feira (23), o Encontro Nacional Urban95. Prefeitos, vice-prefeitos, secretários e técnicos das cidades que compõem a Rede Urban95, iniciativa que incorpora as lentes da primeira infância na gestão das cidades, a partir de ações efetivas em programas e políticas públicas, estão trocando experiências, consolidando parcerias e conhecendo programas e serviços que fazem Recife ser uma das capitais brasileiras referência em políticas públicas para a primeira infância. O encontro, que é fechado ao público, reúne representantes dos 27 municípios brasileiros que compõem a rede e acontece em diversos espaços da capital pernambucana, como unidades do Compaz, creches e Praças da Infância, entre outros locais. No domingo (21), o prefeito do Recife João Campos participou da abertura do Encontro no Paço do Frevo.
“É muito importante esse dia de hoje. A gente está recebendo aqui gestores, prefeitos, vereadores, especialistas do Brasil inteiro para tratar de primeira infância e educação. A gente consolida o Recife como cidade que tem um plano, que tem programas, que tem projetos, que tem um roteiro de diversas áreas diferentes, mas que focam na priorização do que é a primeira infância”, afirmou João Campos.
A programação do encontro prevê momentos de trocas e lições aprendidas entre gestores sobre avanços e desafios na construção de políticas públicas para bebês, crianças e cuidadores.
Além das cidades que compõem a Rede, participam do evento representantes da idealizadora da Urban95, a Fundação Van Leer, do realizador da iniciativa no Brasil, o CECIP Centro de Criação de Imagem Popular, e dos parceiros técnicos Estúdio +1, Espaço Àra, Alana, Allma, Ateliê Navio, Descobrir Brincando, Lab da Cidade, Coletivo Mãos, Ikone e Coletivo Taboa.