
O Recife conquistou o primeiro lugar na categoria “Cidades Inteligentes” do Prêmio Brazilian Awards, realizado em Curitiba (PR). O reconhecimento foi recebido pela equipe de tecnologia e processos de transformação digital da Prefeitura da capital pernambucana, durante o Smart City Expo Curitiba. Competindo com 300 projetos de todo o país, Recife destacou-se na final ao lado das cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA), recebendo o prêmio das mãos do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e sendo representado pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Joana Florêncio.
O projeto premiado, “Eita!Recife”, é reconhecido nacionalmente por sua atuação em processos de inovação aberta no âmbito municipal. Ele foca na utilização de tecnologia para tornar as cidades mais modernas, coletando e convertendo dados em ferramentas que aprimoram a gestão e os serviços públicos oferecidos à população. O trabalho é realizado em conjunto pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, pela Empresa Municipal de Informática (Emprel), pela Executiva de Transformação Digital e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura do Recife.
Criado em 2022, o “Eita!Recife” tem como objetivo promover a implementação de projetos inovadores por meio da identificação e resolução de problemas, lançando desafios públicos para a busca de soluções criativas, economicamente viáveis e sustentáveis. Em dois anos de existência, o projeto já realizou dois ciclos de inovação aberta, beneficiando a gestão dos serviços públicos municipais.