Recife amplia faixa etária da vacinação contra o HPV: dos 9 aos 19 anos

Foto: Reprodução

A Secretaria de Saúde do Recife, em alinhamento com as diretrizes do Ministério da Saúde, implementou uma nova estratégia para a vacinação contra o HPV. A partir desta segunda-feira (22), o público-alvo será expandido para pessoas da faixa etária dos 9 aos 19 anos (antes, era dos 9 aos 14 anos), e o esquema vacinal consiste em uma única dose, substituindo o antigo modelo de duas aplicações. Essas medidas foram tomadas para tornar a adesão à vacinação mais acessível e para ampliar a proteção contra o câncer de colo do útero e outras enfermidades ligadas ao HPV. O imunizante está disponível nas 170 salas de vacinação do Recife e também nos quatro shopping centers da cidade (RioMar, Tacaruna, Recife e Boa Vista), além do Centro Médico José Ermírio de Moraes, em Casa Forte.

“O principal objetivo é aumentar a adesão à vacinação e ampliar a cobertura vacinal, visando eliminar o câncer de colo do útero como problema de saúde pública. A recomendação da dose única foi respaldada por estudos com evidências robustas sobre sua eficácia em comparação com esquemas de duas ou três doses. Além disso, o novo esquema segue as diretrizes mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)”, destaca a gerente do programa de imunização do Recife, Nádia Carneiro.

ORIENTAÇÕES – Ao se deslocar para um posto de vacinação mais próximo, a população deve levar documento com foto (informando o CPF) e, se tiver, caderneta de vacinação.

Grupos contemplados:

  • Adolescentes de 9 a 19 anos: dose única;
  • Pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PRR): 03 doses (0-2-6 meses);
  • Pessoas em condições clínicas especiais (como HIV/AIDS, transplantados e imunossuprimidos): 03 doses (0-2-6 meses);
  • Vítimas de violência sexual: de 09 a 14 anos: 02 doses (0-6 meses), de 15 a 45 anos: 03 doses (0-2-6 meses);
  • Vítimas de violência sexual com condições clínicas especiais: 03 doses (0-2-6 meses).

Notícias relacionadas