
Em encontro no Palácio do Campo das Princesas, a governadora Raquel Lyra reuniu representantes dos setores de fruticultura, sucroenergético e indústria de Pernambuco para discutir a manutenção das exportações após o anúncio de um grande aumento tarifário pelos Estados Unidos. O encontro reuniu lideranças empresariais e autoridades estaduais, com o objetivo de traçar estratégias que garantam a continuidade das vendas ao mercado norte‑americano.
Raquel Lyra enfatizou que a preservação dos empregos e da atividade exportadora será prioridade do governo estadual. “Estamos em conversas constantes com os setores impactados e com representantes do Governo Federal para garantir as exportações por meio de uma política de negociação internacional. O fortalecimento do emprego e da renda nunca sairá do foco do nosso trabalho”, afirmou.
“O Estado está monitorando de perto a evolução das medidas e mantém contato com o Governo Federal para construir uma convergência que nos dê prazo e aponte alternativas de negociação”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti. Bruno Veloso, presidente da Fiepe, sugeriu “o adiamento das novas tarifas por 90 dias para dar tempo à indústria e ao comércio se adaptarem”. Também participaram o secretário da Casa Civil Túlio Vilaça e líderes da Abrafrutas, Sindaçúcar‑PE, Grupo EQM, Usina Petribu, Usina Laranjeiras e Movimento Atitude PE.