Raquel Lyra leva pautas de transição energética a reunião do Fórum de Governadores sobre a COP30

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), participou ontem (13), em Belém (PA), da XVII reunião do Fórum Nacional de Governadores, dedicada a alinhar propostas para a Conferência da ONU sobre Mudança do Clima (COP30). O encontro registrou consenso entre 22 estados sobre a agenda climática a ser tratada com o governo federal e contou com a presença do embaixador André Corrêa do Lago, presidente da Comissão Nacional da COP30, e do prefeito de Belém, Igor Normando. O anfitrião, governador Helder Barbalho, apresentou obras estruturantes ligadas ao evento, como o Parque da Cidade e o Porto do Futuro.

Na plenária, Raquel Lyra expôs iniciativas do governo pernambucano para transição energética e descarbonização industrial, citando a necessidade de reflorestamento da Mata Atlântica e da Caatinga e ações locais como redução de ICMS e uso de gás e e-metanol. “Levo dessa convocação um senso ainda maior de responsabilidade”, afirmou, ao defender que gestores públicos liderem os desafios discutidos no encontro e ao mencionar a expectativa de uma COP “histórica” em Belém.

A gestora listou participações anteriores em conferências do clima, como o lançamento do Plano Pernambucano de Mudança Econômico-Ecológica (PerMeie) na COP28 (Dubai) e a continuidade de compromissos na COP29 (Baku). Entre as ações citadas estão a Plataforma Ecológico-Econômica de Pernambuco — vencedora do Prêmio MapBiomas na categoria Políticas Públicas — e o programa Plantar Juntos, com meta superior a 1 milhão de mudas. O secretário Daniel Coelho destacou iniciativas de preservação da Caatinga, recuperação de corais, plantio na Mata Atlântica e a chegada do gás natural ao polo gesseiro do Araripe. Também acompanhou a agenda o secretário de Relações Internacionais, João Salles.

Notícias relacionadas