
O Diretório Municipal do PSOL em Recife decidiu, por unanimidade, pela pré-candidatura da deputada estadual Dani Portela à prefeitura da capital pernambucana.
No ano passado, durante o congresso interno do partido, foram debatidos os nomes de Dani Portela, atual líder da oposição ao governo Raquel Lyra, e do vereador Ivan Moraes para a candidatura. No entanto, a ampla maioria dos filiados apoiou a indicação de Dani Portela para concorrer com o prefeito João Campos.
O presidente municipal do PSOL, Thiago Carvalho, destacou que, como o partido está federado com a Rede Sustentabilidade, a decisão sobre a candidatura precisa ser acordada entre os dois partidos dentro da federação. Apesar dos esforços do deputado federal Túlio Gadelha, da Rede, em se postular para a disputa, as regras estatutárias limitam a influência da Rede na federação de Recife a 30%. Portanto, com o PSOL detendo 70% do quadro decisório, a pré-candidatura de Dani Portela se consolida.
“Em respeito à Rede, o próximo passo será reunir a federação para encaminhar nossa pré candidatura majoritária e começar o debate sobre a composição da chapa majoritária e proporcional. O PSOL Recife segue todos os ritos internos, de forma responsável e republicana, na construção de um programa popular e de esquerda para o Recife. Nosso partido representa uma alternativa política à cidade e vamos mostrar isso em nossa chapa proporcional e na candidatura da companheira Dani Portela “, reafirma o presidente.