
A Região Metropolitana do Recife (RMR) contará, a partir de junho, com o primeiro Centro de Armazenamento e Triagem de Têxteis da Humana Brasil. Localizado na Imbiribeira, o espaço é parte do projeto Repense Reuse, que já conta com mais de 60 pontos de coleta em operação e pretende arrecadar até 300 toneladas de roupas no primeiro ano. A iniciativa busca reduzir o descarte de têxteis em aterros sanitários e promover geração de renda com reaproveitamento de até 75% das peças recebidas.
Com operação iniciada por uma equipe capacitada segundo os padrões da Humana Internacional, o centro também atuará na formação de novos profissionais em parceria com uma instituição social local. A seleção da equipe integra uma estratégia de inclusão social, por meio de capacitação e geração de empregos. A expectativa é que o projeto contribua para a redução no consumo de água e das emissões de CO₂, além de fortalecer políticas de economia circular em Pernambuco.



Nos dois primeiros meses de atuação na RMR, o projeto arrecadou 10 toneladas de roupas. A meta é ampliar os pontos de coleta para 200 na capital antes da expansão para o interior do estado e outras capitais do Nordeste. Parte das peças reaproveitadas será destinada à rede de Lojas Humana, responsável por financiar programas sociais. Os pontos de descarte estão localizados em áreas como terminais integrados, praças, parques, shoppings e Ecoestações da EMLURB, e podem ser consultados no site www.repensereusebrasil.org.br.