
Considerado o maior do mundo, o sistema público de transplantes brasileiro enfrenta uma crescente demanda por medula óssea, órgãos e tecidos, enquanto milhares de pacientes permanecem na fila de espera. Em resposta a essa necessidade, o deputado Eduardo da Fonte (PP) protocolou o Projeto de Lei 5233/2023, que visa instituir o programa de Promoção 3D em território nacional.
A Promoção 3D visa conscientizar e incentivar a doação de sangue, órgãos, tecidos e leite materno, com ênfase na reflexão e prática da consciência e empatia cidadã. O projeto, baseado em uma pesquisa realizada pela Universidade de Pernambuco (UPE) por meio do programa de pós-graduação, mestrado e doutorado PPGE – Campus Mata Norte, tem como objetivo desmistificar crenças, tabus e preconceitos relacionados à doação, além de promover o conhecimento sobre as ações em prol do coletivo.
Um projeto de lei com o mesmo teor e que tem como base a mesma pesquisa, foi apresentado na Assembleia Legislativa de Pernambuco pelo deputado Henrique Queiroz Filho (PP). A sintonia entre as propostas dos parlamentares em âmbito estadual e federal reforça o alcance das medidas, que buscam reduzir o fator que limita o aumento das doações: a desinformação e o preconceito em torno do tema.