A Assembleia Legislativa de Pernambuco lança na próxima terça-feira (29) o Programa Alepe Cuida. A iniciativa visa levar serviços de saúde, bem-estar e cidadania para as cidades do interior do estado e Região Metropolitana. O primeiro município beneficiado será Ipojuca. Serão dois dias de atendimento (28 e 29/11), das 8h às 16h, na Escola Estadual Domingos Albuquerque, no centro da cidade.
Até o final do ano, o programa passará pelas cidades de Carpina (06 e 07/12) e Vitória de Santo Antão (12 e 13/12). O Alepe Cuida terá continuidade em 2024, com a inclusão de novos municípios. Serão ofertados ao público consultas médicas e odontológicas, exames de prevenção como mamografia, ultrassonografia, citologia, exames laboratoriais (sangue e PSA, entre outros), aplicação de vacinas, distribuição de preservativos masculinos e femininos.
Também haverá emissão de carteira de identidade, realização de exames de DNA e emissão de registros de nascimentos, além de orientação sobre trânsito seguro e doação de sangue. Agendamentos e informações adicionais podem ser solicitados pela central de atendimento da Alepe por meio dos telefones (81) 3183.2424 e (81) 3183.2026.
De acordo com o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), o programa foi pensado para atender aos pernambucanos. Ele ressaltou que a ideia surgiu após a campanha do Outubro Rosa e Novembro Azul, que identificou uma demanda acima do esperado.
“A grande procura pelos serviços de saúde ofertados pela Alepe nos projetos executados pela Superintendência de Saúde indica que a Casa acerta ao disponibilizar atendimento médico à população. Agora, com o Alepe Cuida estamos ampliando as ações, levando os serviços para o interior do Estado”, afirmou.
Segundo Porto, a iniciativa reforça o compromisso da Casa em assegurar saúde não só aos servidores, mas também prestar serviço de qualidade à sociedade. “Com o fundamental apoio de parceiros importantes, assumimos esta empreitada que vai levar informações, atendimento médico e exames a quem precisa. A Casa permanece mobilizada para estimular a prevenção e autocuidado, promovendo saúde e bem-estar”, completou.
O primeiro secretário da Alepe, deputado Gustavo Gouveia (Solidariedade), reforçou que o sucesso da campanha Outubro Rosa e Novembro Azul demonstrou que a Alepe deve mesmo expandir os serviços para os pernambucanos.
“O programa Alepe Cuida vem como uma continuidade do trabalho que estamos executando na Casa, dando andamento aos serviços médicos e levando bem-estar para a população do interior do estado. Inicialmente, cinco cidades serão contempladas, mas isso será apenas o começo. Seguiremos assegurando um atendimento de qualidade nos serviços de saúde para todos os pernambucanos”, enfatizou.