Primeira edição do Novembro Brega, do Galo da Madrugada, tem início nesta sexta (17)

Fotos: Reprodução

O Galo da Madrugada acaba de abraçar mais um ritmo genuinamente pernambucano no seu calendário anual de eventos. O Novembro Brega, nova iniciativa do maior bloco do mundo com o intuito de valorizar a cultura local, promete – tal como já ocorre, por exemplo, com o Forrozão do Galo, na abertura do ciclo junino – firmar ainda mais o compromisso da agremiação para com as principais manifestações culturais do Recife durante todo o ano. O projeto, que conta com o apoio da Prefeitura do Recife e do Movimento Respeita meu Brega, irá realizar, nos dias 17, 18 e 19, a partir das 20h, o festival com shows abertos ao público na Praça Sérgio Loreto, no Centro do Recife , com mais de 20 atrações.

“O Galo já vem apoiando, há alguns anos, o movimento brega e foi uma das primeiras instituições a inserir o ritmo no carnaval, quando deu oportunidade a cantores como Michelle Melo e Conde só Brega de participarem do desfile no Sábado de Zé Pereira, além de convidar vários outros artistas para eventos realizados na nossa sede. Essa iniciativa é um degrau a mais que alcançamos nesta valorização e confirmação do gênero enquanto Patrimônio Imaterial do Recife”, afirma Rômulo Meneses, presidente do bloco.

Durante as três noites de festa, aberta ao público, se apresentam no palco artistas consagrados e de diferentes gerações do brega pernambucano, como Conde Só Brega, Michelle Mello, Banda Labaredas, MC Troia, Tayara Andreza, Sheldon, Walter de Afogados e Eduarda Alves, entre outros. Estima-se um público de, aproximadamente, 50 mil pessoas por noite na Praça Sérgio Loreto.

“O Galo da Madrugada é, sem dúvidas, o nosso principal eixo de comunicação quando se fala em carnaval, mas ele também funciona o ano inteiro. Quando termina o majestoso desfile do Sábado de Zé Pereira, já vem, em seguida, o Forrozão do Galo, que é, hoje, o evento oficial que abre o ciclo junino no Recife. Agora, ao abraçar também o movimento brega, o maior bloco do mundo mostra, mais uma vez, a sua grandeza em reconhecer a importância da cultura pernambucana como um todo”, avalia Marco Aurélio Filho, vereador do Recife e autor dos projetos de Lei que instituíram o brega como Patrimônio Imaterial do Recife e também o mês de novembro como Oficial do Brega no Recife (sancionadas, respectivamente, em julho de 2021 e novembro do ano passado).

“O Galo, como todos sabem, abraça todos os movimentos que elevam a cultura pernambucana a nível local e nacional e com o brega não poderia ser diferente. Nada mais justo, então, que realizarmos esse novo projeto e, exatamente, em novembro, já que é considerado o mês oficial do brega no Recife.”, explica Guilherme Menezes, diretor de Marketing do Galo.

Programação:

Sexta-feira, 17/11
Tayara Andreza
Sheldon
MC Abalo
Dany Myler
Os Tralhas
Amigas do Brega
Swing do Amor.

Sábado, 18/11
MC Tocha
Os Neiffs
Valquíria Santana
MC Elvis
Walter de Afogados
Banda Kitara Nostalgia
Banda Sedutora
Nega do Babado.

Domingo, 19/11
MC Troia
Michelle Melo
Lekinho Campos
Bateu a Química
Luiza Ketilyn
Banda Playback
Banda Labaredas
Eduarda Alves

Notícias relacionadas