
Pela primeira vez, o presidente de um Tribunal de Justiça assume temporariamente o comando da prefeitura de uma capital brasileira. O desembargador Ricardo Paes Barreto, à frente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), ocupará o cargo de prefeito do Recife até a próxima terça-feira (09), enquanto o prefeito João Campos estará em uma agenda oficial nos Estados Unidos. A cerimônia de posse está marcada para as 12h30, na sede da Prefeitura.
De acordo com a legislação eleitoral, caso a vice-prefeita do município, Isabella de Roldão, ou o presidente da Câmara de Vereadores do Recife, Romerinho Jatobá, assumissem interinamente o cargo de prefeito, estariam impossibilitados de concorrer nas eleições deste ano. Para contornar essa situação, a Câmara Municipal precisou aprovar uma emenda à Lei Orgânica do Município, permitindo que o presidente do TJPE estivesse na linha sucessória à prefeitura em caso de impedimento do presidente da Câmara.
Ricardo Paes Barreto é bacharel, mestre e doutor em Direito pela Faculdade de Direito do Recife da Universidade Federal de Pernambuco. Em 2019, recebeu o título de Doutor Honoris Causa em Direito pelo Centro Universitário Faculdade Osman Lins, de Vitória de Santo Antão.
Em comunicado oficial, Ricardo Paes Barreto expressou sua honra em assumir temporariamente a prefeitura da capital pernambucana, afirmando que dedicará os cinco dias de gestão à população do Recife com o mesmo empenho que dedica aos jurisdicionados do estado.
Durante esse período, ficará à frente do Judiciário pernambucano o vice-presidente e desembargador Fausto Campos, que assumirá o comando do TJPE em cerimônia no Palácio da Justiça às 16h.