
A Prefeitura do Recife anunciou que vai doar os terrenos do do Edifício Trianon e do Cine Art-Palácio, localizados no bairro de Santo Antônio, para a construção de um novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). A iniciativa faz parte do programa de revitalização do centro da cidade, o Recentro.
O anúncio foi feito pelo prefeito João Campos, que detalhou o processo de escolha do local e a importância da doação. “Em março, o presidente Lula decidiu expandir a rede de ensino técnico no Brasil. Nós ganhamos uma unidade no Recife e decidimos que ela deveria estar no centro da cidade, fazendo parte de um programa de regeneração do nosso centro urbano. E vai ser na Avenida Guararapes. A prefeitura fez a parte dela. Hoje, estamos desapropriando o Edifício Trianon e o Cine Art-Palácio para que esses dois edifícios históricos da cidade sejam recuperados e possam, com isso, acolher um novo Instituto Federal”, afirmou o prefeito.
No projeto de reforma, a sala de projeção do Cine Art-Palácio será mantida e requalificada, voltando a exibir filmes, além de servir como auditório do IFPE, preservando, assim, a memória cultural da cidade e mantendo viva a tradição cinematográfica do local. Quando estiver em pleno funcionamento, o Instituto Federal terá capacidade para 1.400 estudantes.
“Por que não misturar educação, cultura e regeneração urbana em uma ação da Prefeitura do Recife com o governo do presidente Lula para trazer o Instituto Federal, trazer a educação técnica e trazer também uma nova sala de cinema que vai ser construída e aberta na nossa cidade?”, concluiu João Campos.
O Edifício Trianon, construído nos anos 30, é um marco da arquitetura modernista e já foi adaptado para diversas funções, incluindo consultórios médicos e uma faculdade, e agora está apto para abrigar o novo campus do IFPE com poucas modificações. Já o Cine Art-Palácio, inaugurado em 1940, é um ícone do patrimônio cultural do Recife, conhecido por sua sala de projeção.