Prefeitura do Recife reforça obras nos morros e limpeza de canais para o período de chuvas

A Prefeitura do Recife intensificou as ações preventivas para minimizar os impactos das chuvas, com investimentos em obras de contenção de encostas e limpeza de canais. Na Zona Norte, cerca de mil moradores da Rua Córrego do Sargento, no bairro da Linha do Tiro, serão beneficiados com um pacote de intervenções que somam R$ 8,6 milhões. As obras incluem a construção de dois muros de arrimo, drenagem e reforço do solo, garantindo maior segurança para a comunidade. O prefeito João Campos e o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Victor Marques, vistoriaram o andamento dos trabalhos ontem (13).

“Mesmo em dia de chuva, temos equipes trabalhando para garantir a segurança da população. Essa obra de grande porte é um sonho antigo dos moradores e estamos atuando para que seja entregue no prazo”, afirmou João Campos. A obra, iniciada em maio de 2023, deve ser concluída no primeiro semestre deste ano. Além dos muros de arrimo, serão instalados 6 mil m² de proteção de talude, 1.014 m² de calçadas, 700 m² de piso intertravado, 480 metros de drenagem e outros reforços estruturais.

Além das obras de encostas, a prefeitura segue com a limpeza dos canais para evitar alagamentos. O Canal do Rio Morno, também na Linha do Tiro, começou a ser desobstruído pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) dentro do programa Ação Inverno. A iniciativa, que prevê a limpeza dos 99 canais da cidade, recebeu um investimento de R$ 8,5 milhões nesta edição.

Outros nove canais estão sendo limpos simultaneamente, incluindo o Canal do Arruda, Santa Terezinha, da Fortuna, do Zumbi, Guarulhos, 21 de Abril, do Jordão, Macacos e Ibura. Além da remoção de resíduos, a Emlurb reforça ações educativas para conscientizar a população sobre o descarte correto de lixo. O programa também inclui a manutenção de galerias, recuperação de escadarias e reforço de muros de arrimo.

Fotos: Divulgação

Notícias relacionadas