Prefeitura do Recife orienta comerciantes sobre regras e boas práticas durante o carnaval

Foto: Hélia Scheppa

A Prefeitura do Recife promoveu, ontem (06), um encontro para comunicar aos cerca de 500 comerciantes que irão trabalhar no Bairro do Recife durante o período de Carnaval as regras e as boas práticas que dizem respeito ao uso do solo, manipulação e acondicionamento de alimentos, horários de carga e descarga, além do esquema de aquisição de produtos para a revenda. A reunião aconteceu no Teatro do Parque, no bairro da Boa Vista, e contou com representantes da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento do Recife (Sepul), Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon), Vigilância Sanitária, Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU), Neoenergia e Corpo de Bombeiros, além de representantes das empresas de bebidas patrocinadoras da folia.

Entre as regras colocadas pela Vigilância Sanitária para os comerciantes estão, por exemplo, a proibição da venda de bebidas caseiras ou alimentos de procedência duvidosa – além da comercialização de água em sacos plásticos. Os trabalhadores também foram orientados a sempre olhar – nos produtos de origem animal, como carnes, queijo, ovos e leite – os selos dos serviços de inspeção, seja do Estado ou do governo federal.

Acesso e saída do Bairro do Recife para os comerciantes também foi assunto do encontro. Pela CTTU, o gerente da Área Central, André Luiz, explicou que não haverá estacionamento dentro da ilha durante a folia. “Quem for trabalhar terá das 6h até as 14h para poder entrar e sair com os carregamentos de seus produtos para comércio. Depois disso as Pontes Maurício de Nassau e Buarque de Macedo estarão fechadas”, informou.

A Neoenergia orientou os comerciantes a seguir à risca as regras de segurança para ligações elétricas. “Só serão permitidas ligações por condutores pelo solo ou por extensão. As barracas também precisarão estar equipadas com disjuntor no padrão exigido pela Neoenergia. E as estruturas também deverão ter aterramento”, explicou José Leonardo, gestor da companhia.

Os patrocinadores do Carnaval também explicaram aos comerciantes como funcionarão os centros de distribuição dos produtos, como bebidas alcoólicas, refrigerantes, água e energéticos, além de gelo.

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