Prefeitura do Recife inaugura primeiro Centro de Atenção Psicossocial Infantil na Zona Sul

A Prefeitura do Recife inaugurou, na manhã desta quarta-feira (06), o primeiro Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) na Zona Sul da cidade. O CAPSi Marcela Lucena está instalado no bairro do Pina e oferece atendimento multidisciplinar para crianças de zero a 12 anos incompletos, em crise, com sofrimento psíquico e/ou transtornos mentais que afetem o seu desenvolvimento saudável. 

Com investimento de R$ 875 mil, o imóvel, localizado na Rua Marquês de Alegrete, nº 42, ganhou novos equipamentos, mobília e passou por reforma de adaptação à realidade de saúde mental.  

O CAPSi Marcela Lucena passará a ser referência em atendimento em saúde mental à população infantil do Distrito Sanitário (DS) I (bairros do Recife, Santo Amaro, Boa Vista, Cabanga, Ilha do Leite, Paissandu, Santo Antônio, São José, Coelhos, Soledade e Ilha Joana Bezerra), DS VI (Boa Viagem, Brasília Teimosa, Imbiribeira, Ipsep e Pina) e DS VIII (Cohab, Ibura e Jordão). 

Até então, as demandas dessas regiões eram direcionadas para o Centro Médico Psicopedagógico Infantil (Cempi), em Jardim São Paulo, e para o Caps Zaldo Rocha, na Encruzilhada. Agora, o serviço estará mais próximo da população local e das equipes da Atenção Básica, da Assistência Social e da Rede de Educação Municipal que já a assiste. 

A nova unidade atenderá por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento. Com capacidade para 40 atendimentos por dia, vai dispor de atividades como atendimentos individuais e em grupo de psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e médico; oficinas terapêuticas com profissionais de nível médio e superior; visitas e atendimentos domiciliares, atendimentos à família, atividades comunitárias e desenvolvimento de ações intersetoriais em áreas de assistência social e educação. A equipe é formada por psiquiatras, pediatras, enfermeiros, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e técnicos de enfermagem. O funcionamento do serviço é das 7h às 19h, de segunda à sexta.

Foto: Reprodução

Notícias relacionadas