
Como parte da Ação Inverno 2024, a Prefeitura do Recife está executando, atualmente, 56 obras de contenção definitiva de encostas em vários pontos da cidade. Um dos locais beneficiados é a rua Córrego da Loira, no bairro do Brejo da Guabiraba, Zona Norte da capital. A gestão municipal está investindo R$ 1,3 milhão nas intervenções na área, que estão sendo realizadas pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB). O prefeito João Campos realizou uma vistoria nos trabalhos logo após retornar dos Estados Unidos, onde foi palestrante da Brazil Conference at Harvard & MIT, evento anual realizado pela comunidade brasileira de estudantes de Boston.
“Dez muros de arrimo, 43 casas, mais de 215 pessoas protegidas. Essa é só uma obra que a gente está fazendo aqui. E, assim como essa, a gente tem mais de 100 obras de grande porte inauguradas, tantas outras que estão em execução e outras que começarão nos próximos dias. Estamos batendo recorde de investimentos, através do Ação Inverno”, detalhou João Campos. “Só para o período de 12 meses são R$ 314 milhões e grande parte está sendo investida em proteção de encostas. As pessoas não podem esperar um inverno chuvoso. A gente tem que antecipar as obras, investir e atuar nas áreas mais afetadas da cidade. Essa obra aqui vai estar pronta até junho e as pessoas dormirão tranquilas”, concluiu.
As obras no Córrego da Loira foram iniciadas em junho do ano passado e devem ser concluídas ainda no primeiro semestre de 2024. Ao todo, mais de 215 famílias moradoras do local serão diretamente beneficiadas pelos serviços, que incluem a construção de dez muros de arrimo, totalizando 486 m², e 896 m² de proteção de talude em tela argamassada.
Também serão construídos 271 metros de canaleta de drenagem, 192 metros de assentamento de corrimões e 87 m² de piso em concreto. As intervenções nas barreiras garantem estabilidade e segurança às construções nos seus entornos, evitando deslizamentos e outros acidentes.