
A Prefeitura do Recife, em parceria com o Shopping Tacaruna, concluiu e entregou ontem (10) o novo pontilhão na Avenida Governador Agamenon Magalhães, na altura da Rua Amélia e da Rua José Luís da Silveira Barros. A obra, que custou R$ 3 milhões, busca otimizar o trânsito na região, reduzindo o fluxo de veículos na Avenida Rui Barbosa e oferecendo uma nova alternativa de conexão viária para quem se desloca entre a Zona Norte e o centro do Recife ou Olinda. “As intervenções feitas em comum interesse com a iniciativa privada também são importantes”, destacou o prefeito João Campos.
O pontilhão, com 28,7 metros de extensão e 15,2 metros de largura, permite que motoristas cruzem o canal e acessem a pista principal da Agamenon no sentido Olinda, eliminando a necessidade de passar pela Praça do Entroncamento. Além disso, o equipamento possibilita o acesso a vias como a Avenida João de Barros e a Rua Frei Cassimiro. “Com essa conexão, reduziremos em 20% o tempo de saída da Zona Norte. Melhorar o trânsito também gera mais desenvolvimento para a cidade”, afirmou João Campos.
O projeto foi executado em regime de cooperação técnica: o Shopping Tacaruna financiou e realizou a construção, enquanto a Prefeitura do Recife cuidou da pavimentação, sinalização, iluminação e paisagismo. A superintendente do shopping, Sandra Arruda, ressaltou que a obra atende a uma demanda antiga da região e facilita o acesso ao empreendimento. “Estamos muito felizes com essa parceria, que melhora a fluidez do trânsito da cidade, desafogando a Avenida Rui Barbosa, daremos aos clientes do Tacaruna, moradores dessa região, muito mais facilidade de acesso ao nosso empreendimento”, declarou.
O pontilhão é parte de um conjunto de iniciativas viárias para melhorar a mobilidade no Recife. Entre elas, está a Ponte Engenheiro Jaime Gusmão, inaugurada em agosto, beneficiando 60 mil pessoas diariamente. Outras intervenções incluem a ponte Areias-Imbiribeira, que atenderá 150 mil pessoas, e a ponte sobre o Rio Morno, que ligará os bairros de Dois Unidos e Beberibe e está 75% concluída.
Fotos: Divulgação