
A Prefeitura do Recife lança, nesta segunda-feira (18), às 15h, o Atende em Casa – Dengue, serviço de monitoramento ativo de todos os pacientes que derem entrada em alguma unidade de saúde com suspeita de dengue. O acompanhamento será feito por ligação telefônica ou videochamada, durante a fase mais crítica da doença, que vai do 4º ao 8º dia após o início dos sintomas.
A iniciativa contará com 23 profissionais, entre médicos e enfermeiros, que atuam no Núcleo de Telessaúde da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau). De segunda a sexta, das 7h às 19h, eles darão orientações, acompanharão o quadro dos pacientes e, em caso de necessidade de assistência presencial, farão encaminhamento para unidades da rede.
O objetivo é evitar agravamentos da doença, especialmente em grupos de risco, a exemplo de idosos, gestantes, crianças e pessoas com comorbidades. O lançamento ocorrerá na sede da Saúde Digital do Recife (R. do Brum, 123, Cais do Apolo, edifício da Emprel), com a presença da secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.
“Estamos trazendo a experiência do Atende em Casa, da pandemia por covid-19, para o enfrentamento da dengue. A diferença agora é a proatividade, porque nosso serviço é que vai entrar em contato com o paciente para acompanhar sua evolução. Funciona da seguinte forma: o paciente atendido em uma unidade básica ou emergência com sintomas da dengue será devidamente cadastrado em nosso sistema, desenvolvido em parceria com a Emprel, e contactado posteriormente por médicos ou enfermeiros, que estarão com prontuários e informações colhidas no atendimento presencial. O período do 4º ao 8º dia dos primeiros sintomas é o mais crítico. Por isso, tivemos a iniciativa de fazer esse monitoramento ativo, com conforto e comodidade para os pacientes que estão em casa. A resolutividade da teleconsulta é em torno de 90%, ou seja, de 10 pessoas consultadas por ligações ou videochamadas, apenas uma precisa ir a uma unidade para ter assistência presencial”, explica Luciana Albuquerque.