Prefeitura de Jaboatão promove evento no Dia Nacional de Luta da População de Rua

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes realizou, nesta segunda-feira (19), um evento para marcar o Dia Nacional de Luta da População de Rua. O local escolhido foi a praça do viaduto Geraldo Melo, conhecido como PECOM, em Prazeres. Em sua segunda edição, o evento teve por objetivo garantir o acesso a serviços socioassistenciais e de saúde para pessoas em situação de rua e usuários que são acompanhados pelo Centro POP Guararapes, da Prefeitura, e equipe de abordagem social da Secretaria de Assistência Social e Cidadania. A ação atendeu cerca de 430 pessoas.

Das 9h às 12h, foram oferecidos serviços como vacinação contra covid e gripe, teste de glicemia, atendimento médico/odontológico, emissão/atualização do cartão SUS, aferição de pressão arterial, emissão e atualização do CADúnico, teste rápido de Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST’s (sífilis, hepatite e HIV) e distribuição de kit de higiene bucal. A secretária municipal de Assistência Social e Cidadania do município, Maria Gentila Guedes, falou da importância de realizar ações e atividades voltadas para esse público. “Neste dia que marca a luta da população de rua, disponibilizamos vários serviços para atendê-los. A proposta é garantir que essa população tenha acesso às políticas públicas de assistência, saúde e cidadania”, falou a gestora.

A secretária municipal também destacou que eventos como esse complementam o trabalho da Prefeitura do Jaboatão, que dispõe de duas unidades do Centro POP, funcionando em Prazeres e em Jardim Monte Verde, que atuam com ações permanentes. “Nesses equipamentos, eles recebem orientações da equipe multidisciplinar, composta por psicólogo, assistente social, pedagogo e educador social. É desenvolvido um trabalho de resgate da cidadania dessas pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além disso, são servidas refeições durante o dia, oferecido acesso aos serviços de saúde, emissão de documentos, além de sala de repouso e espaço para lavar roupa”, conclui.

Notícias relacionadas