
A Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, tornou-se palco da primeira reserva solar do mundo, fruto de uma ação da iniciativa privada com apoio da prefeitura municipal. Inspirada em conceitos de preservação ambiental semelhantes aos de reservas florestais e marinhas, a proposta visa proteger a incidência solar na faixa de areia, evitando o sombreamento precoce causado por construções verticais. O espaço, localizado entre a Avenida Bernardo Vieira de Melo e a beira-mar, foi adquirido pela cervejaria Corona em comemoração ao centenário da marca, com a colaboração da agência Grey.
O prefeito Mano Medeiros celebrou a iniciativa inovadora, destacando o impacto positivo para o bem-estar da população e para a valorização da orla. “Toda medida que chega para somar qualidade de vida à nossa orla é sempre bem-vinda. Parabenizo a Corona pelos seus 100 anos e agradeço por escolherem a nossa Praia de Piedade para a implantação dessa reserva solar”, afirmou o gestor.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Esportes, Roberto Abreu e Lima, o projeto reforça o potencial turístico da região. “É uma alegria termos sido escolhidos pela Corona, uma marca mundial, para sediar essa primeira reserva solar. Isso só exalta as potencialidades do nosso município”, disse.
“A reserva solar foi criada com base em um conceito, que é amplamente desconhecido pelo público, para salvaguardar a luz solar nas praias. O objetivo é dar o exemplo, iniciar uma discussão e aumentar a conscientização entre a população e as comunidades locais para preservar a luz do sol em nossas praias para que todos possam desfrutar”, declarou Manir Fadel, CEO e CCO da Grey.
Foto: Reprodução