
O balanço do ano nas importações e exportações do Porto do Recife apontou um crescimento de 27% até o último dia 20 de dezembro. A movimentação acumulada de 1° de janeiro a 20 de dezembro de 2023 foi de 1.374.34 toneladas. Até o final do ano, a perspectiva é de efetiva movimentação de mais 35.515 toneladas. Como comparativo, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro, o total de cargas movimentadas em 2022 foi de 1.160.992 toneladas.
Entre os segmentos que ajudaram a alavancar a movimentação estão o trigo, bobina de aço e açúcar. Sobre esse último item, o detalhe foi o aumento na exportação de açúcar demerara e refinado para suprir as demandas da cota americana, bem como para as novas demandas de exportações para atender à cota europeia.
Vários fatores contribuem para o atual cenário, a exemplo das importações de trigo, dentre os quais o conflito entre Rússia e Ucrânia e no Oriente Médio que geraram
embargos comerciais entre alguns países. Além disso, importantes países produtores como a Índia reduziram suas exportações destinando grande parte de sua produção para abastecer o mercado interno.
“Esses números mostram a força de Pernambuco, que virou a solução encontrada por alguns países para suprir as suas necessidades em razão de diversos problemas. Claro que é um resultado que nos dá ânimo para 2024, cujo objetivo é crescer mais 25%”, enfatizou o presidente do Porto do Recife, Delmiro Gouveia.