
O Porto de Suape conquistou o 1º lugar na categoria Índice de Desempenho Ambiental (IDA) entre portos públicos na 7ª edição do Prêmio Antaq 2024 – Emergência Climática em ESG. O complexo portuário pernambucano também foi premiado com a 2ª colocação na categoria Iniciativas Inovadoras, com o projeto Carbono Neutro, que mede o carbono armazenado no território do porto. A cerimônia de premiação ocorreu na noite desta terça-feira (26), no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, em Brasília, com a presença de autoridades do setor portuário.
O IDA avalia rigorosamente a conformidade ambiental dos portos brasileiros, consolidando-se como uma referência em gestão sustentável. Em 2023, Suape ocupava a 3ª posição entre os 31 portos públicos avaliados. “Recebemos as premiações com alegria e sem surpresa. Suape lidera o tema de preservação ambiental desde a sua fundação e é referência no setor portuário brasileiro”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti.
“O desenvolvimento de projetos que estejam em conexão com um futuro limpo e sustentável é uma prioridade de nossa gestão. Essas duas honrarias indicam que estamos no caminho certo, investindo em ações concretas para minimizar os impactos das operações e contribuir com a preservação do meio ambiente. Com uma gestão em sintonia com as práticas ESG (gestão ambiental, social e de governança), está sendo possível definir estratégias assertivas para promover desenvolvimento econômico sustentável e neutralizar as emissões de gases de efeito estufa, preservando o território administrado pela estatal”, destacou o diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot.
Foto: Divulgação