
A Polícia Federal informou que mais de 200 policiais serão empregados nas ruas de Pernambuco para combater crimes eleitorais durante a reta final antes das votações, que acontece nesse próximo domingo (6). Além disso, uma unidade específica nas delegacias vai tratar exclusivamente do enfrentamento às fake news.
O objetivo da ação é garantir a regularidade e tranquilidade para que a população possa exercer o direito de voto. Entre os crimes mais recorrentes nesta época, estão compras de votos, transporte irregular de passageiros, boca de urna e, principalmente, notícias falsas.
A Polícia Federal ainda identificou cidades que foram declaradas como “pontos quentes”, ou seja, localidades que precisam de maior atenção por apresentarem maior risco de crimes. Foram elas: Surubim, Timbaúba, Água Preta, Itaíba, Águas Belas e Pesqueira. O mapeamento foi realizado através de um levantamento da equipe de inteligência, que registrou mais ocorrências de crimes nesses municípios. Esses pontos devem ter efetivo instalado já a partir desta quinta-feira, além de equipes descaracterizadas que também vão acompanhar o município.
O Estado ainda vai contar com drones da Polícia Federal e unidades específicas para combate às fakes news nas delegacias, com o objetivo de fornecer respostas o mais rápido possível para equilibrar as eleições.
Fonte: CBN Recife