
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (23) a operação Henchman, com o objetivo de desmantelar uma associação criminosa especializada em promover a migração ilegal de pessoas para os Estados Unidos.
A ação incluiu o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão, emitidos pela 1ª Vara Federal de Governador Valadares, em residências e um endereço comercial nos municípios mineiros de Governador Valadares e Coroaci.
As investigações apontam que o grupo criminoso enviou ilegalmente cerca de 63 pessoas, incluindo crianças e adolescentes, para o exterior. Os envolvidos exibiam um patrimônio desproporcional às suas atividades formais, e há evidências de que utilizaram terceiros e empresas de fachada para ocultar e dissimular valores gerados pelo esquema ilícito.
Estima-se que o grupo tenha movimentado mais de R$ 9 milhões através das atividades ilegais. Em resposta, a justiça determinou o sequestro de bens até o limite de R$ 3,6 milhões.
Durante a operação, foram apreendidos veículos, documentos, celulares e valores em moeda nacional e estrangeira.
Os investigados responderão pelos crimes de promoção de migração ilegal, envio irregular de crianças e adolescentes ao exterior e associação criminosa, com penas máximas combinadas que podem ultrapassar 16 anos de reclusão.