
A Polícia Federal em Pernambuco deflagrou, nesta quarta-feira (2), uma operação para desarticular uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e descaminho. A ofensiva teve como principal foco o município de Salgueiro, no Sertão pernambucano, mas também alcançou alvos em Araripina, Petrolina, além das cidades de São Paulo e Santo André. As investigações foram iniciadas em 2023 pela Delegacia da PF em Salgueiro.
De acordo com a Polícia Federal, o grupo mantinha um esquema interestadual de tráfico de entorpecentes, utilizando estabelecimentos comerciais — como bares, boates, distribuidoras de bebidas e serviços de transporte — para disfarçar a origem ilícita dos recursos. A estrutura criminosa incluía operadores financeiros, pessoas interpostas (“laranjas”) e até detentos do sistema penitenciário estadual. A droga era transportada em pequenas quantidades e com alta frequência, estratégia usada para dificultar a detecção por órgãos de segurança.
A operação contou com a participação de 78 policiais federais, que cumpriram 28 ordens judiciais, sendo 19 mandados de busca e apreensão e 9 de prisão preventiva. Os crimes investigados têm penas que, somadas, podem ultrapassar 40 anos de reclusão.
Foto: Reprodução