Pesquisadores descobrem oceano abaixo da superfície congelada de lua de Saturno

Imagem: Reprodução

Pesquisadores identificaram a presença de um oceano abaixo da superfície congelada de Mimas, uma das luas de tamanho médio de Saturno, planeta que possui 146 luas. O oceano estaria localizado entre 20 e 30 quilômetros abaixo da crosta lunar.

Essa descoberta coloca Mimas entre outros corpos celestes que também são considerados “mundos oceânicos”, revelando a complexidade e a diversidade do sistema solar.

Valéry Lainey, astrônomo do Observatório de Paris e um dos participantes da pesquisa, comentou sobre a importância dessa descoberta, destacando que ela indica “é possível ter água líquida em quase qualquer lugar”.

Além disso, a presença de água em Mimas sugere a possibilidade de sustentação de vida microbiana, uma vez que a interação entre a água e o núcleo rochoso da lua pode gerar energia química essencial para a existência de organismos vivos.

Os resultados da pesquisa foram publicados na revista científica Nature.

Com base nas características analisadas, os pesquisadores estimaram que esse oceano descoberto em Mimas teria uma formação relativamente recente, de aproximadamente 25 milhões de anos. Os oceanos da Terra se formaram há cerca de 4 bilhões de anos.

Notícias relacionadas