
A mudança de hábitos de consumo da geração Z e parte dos millennials (Y), que correspondem a 45% da população, direcionam as tendências de turismo, segundo pesquisa feita pela Nexus e o Ministério do Turismo. Esse grupo prefere gastar mais com experiências e entretenimento do que com bens materiais.
Os dados indicam que esse cenário pesou para que um quarto da população (26%) considere uma viagem uma prioridade financeira mais urgente do que adquirir um carro, por exemplo. É o que aponta a pesquisa Tendências de Turismo Verão 2025.
Na lista de desejos dos entrevistados está fazer investimentos (39%), praticamente empatado com a compra da casa própria (38%). Em seguida, vêm a abertura de um negócio próprio (33%), o turismo (26%) e a compra de um veículo (15%).
Na segmentação por salário, as viagens assumem uma prioridade ainda maior no planejamento familiar.
Para quem tem renda familiar acima de 5 salários mínimos, a atividade sobe para a segunda colocação, com 40%, atrás apenas dos investimentos (50%).
Encomendada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República, a pesquisa ouviu 5.542 pessoas com idade a partir de 16 anos em seus domicílios, nas 27 unidades federativas, entre os dias 14 e 28 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. Cada entrevistado pôde escolher apenas três opções de resposta.
Fonte: Folha de São Paulo
Foto: Reprodução