
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Quaest trouxe à tona percepções dos brasileiros sobre a Operação Lava Jato e suas interações com o Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o levantamento, 74% dos entrevistados acreditam que o STF incentiva a corrupção ao anular punições da Lava Jato a empresas.
A força tarefa da Polícia Federal (PF) completará dez anos no próximo dia 17, em meio a decisões de ministros do STF que revisam a operação, suspendem multas de acordos de leniência firmados com empresas, questionam provas e anulam condenações.
Enquanto 74% dos entrevistados concordam com a afirmação de que o STF incentiva a corrupção ao cancelar as punições, 14% discordam e 12% optam por não responder ou não têm uma opinião formada sobre o assunto. Entre os entrevistados, a percepção é mais forte entre os homens (79%) do que entre as mulheres (70%), e também varia conforme a preferência política, sendo mais alta entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro em 2022 (85%) do que entre os apoiadores do presidente Lula (68%).