Nos últimos meses, a SES-PE abriu 90 leitos de terapia intensiva para enfrentamento da sazonalidade das doenças respiratórias
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou que a fila de espera por leitos de UTI Pediátrica a UTI Neonatal voltados para o acompanhamento de casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) foi zerada, na tarde da última quinta-feira (27) e mantida durante essa sexta.
Ao longo dos últimos meses, foram abertos 90 leitos de UTIs infantis (pediátrica e neonatal) para o enfrentamento da sazonalidade das doenças respiratórias em Pernambuco. Entre os meses de março e agosto há uma maior disseminação dos vírus respiratórios no estado, que acometem principalmente as crianças por ainda não terem o sistema imunológico fortalecido.
Para a secretária estadual de saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, apesar do cenário positivo, o momento é de trabalhar no desenvolvimento de estratégias e políticas de saúde para um enfrentamento mais assertivo e definitivo do problema, nos próximos anos. “Sabemos que a sazonalidade dos vírus respiratórios acontece em meados de março e prosseguirá até julho, agosto, todos os anos. Então, vamos redobrar os cuidados e nos preparar para esse enfrentamento, reforçando, inclusive, as medidas preventivas, como por exemplo, a vacinação”, pontuou.