Nesta quarta-feira (20), aconteceu a 67ª reunião do Conselho Estadual de Turismo de Pernambuco (Contur-PE), no Centro de Convenções. O encontro trimestral, presidido pelo secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, apresentou aos conselheiros um balanço das ações da Setur-PE (Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco) e da Empetur na atual gestão. Também estiveram presentes o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco, Eduardo Loyo, e demais integrantes do conselho estadual, formado por representantes do trade e da cadeia produtiva do turismo.
Os gestores fizeram um balanço das campanhas encabeçadas pela Empetur nos últimos três meses. São elas: “Rota do Frio, Festival Gastronômico de Gravatá” e “Viva um Verão Naturalmente Incrível”. Já a Setur relatou o andamento das discussões promovidas nas câmaras temáticas de Turismo de Aventura e de Turismo Religioso. “Nossas ações de marketing e a implementação das câmaras temáticas tiveram excelentes resultados nestes últimos meses. É muito importante essa conversa com os principais atores do turismo em Pernambuco”, afirmou Daniel Coelho.
A reunião também abordou a ampliação da malha aérea estadual, com a expectativa de mais de 6 mil voos para o Aeroporto dos Guararapes em setembro, e implemento da movimentação aérea para o ano que vem. “Nosso objetivo é transformar esses números crescentes do nosso principal terminal aéreo em ocupação de hotéis, emprego e renda para a nossa população. É sempre importante frisar que nosso atrativo natural, com nossas belas praias e demais belezas, é agregado com nosso acervo cultural único e nossas manifestações populares, que não têm par no Brasil e no mundo”, completa o secretário.
Para o presidente da EMPETUR, Eduardo Loyo, o Contur é uma oportunidade de mostrar à rede turística de Pernambuco todo o trabalho que está sendo realizado para fomentar o turismo no Estado.
“O Governo do Estado, a EMPETUR e Setur têm atuado em conjunto para impulsionar cada vez mais o turismo na região. Neste encontro também pudemos apresentar um balanço de tudo o que foi feito, de julho até a metade de setembro.Trabalhamos para reforçar que Pernambuco é um local rico e apresenta diversas opções de lazer que vão da cultura à gastronomia, do sertão ao litoral”, ressaltou.