Ciclo de encontros regionalizados articulado pela SDSCJPVD abordará benefícios, programas, projetos e serviços ofertados pelos municípios, estado e governo federal
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD) inicia hoje (26), por meio de sua Secretaria Executiva de Assistência Social (SEASS), a Caravana SUAS 2023, ciclo de Encontros Regionalizados de Apoio Técnico do Sistema Único de Assistência Social. O objetivo é prestar assessoria técnica, orientando as equipes municipais quanto aos atendimentos ligados a serviços, benefícios e programas socioassistenciais.
As atividades vão de 26 de julho a 13 de setembro e acontecerão em nove municípios. Os polos serão agrupados por regiões do estado, atendendo todas as 184 cidades de Pernambuco. O primeiro encontro será em Araripina, abrangendo também os municípios do Sertão do São Francisco e do Sertão do Araripe.
Participarão gestores e técnicos, previamente inscritos, que atuem na Política de Assistência Social das cidades pernambucanas e de Fernando de Noronha. Durante as instruções, serão ministradas oficinas temáticas e atendimentos individualizados que abordarão, dentre outros tópicos, subtemas específicos sobre medidas socioeducativas, segurança alimentar e nutricional, Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e Fundos de Assistência Social.
“É de fundamental importância a articulação de ações com essa logística pensada para a Caravana SUAS, em que as equipes estaduais podem conhecer ainda mais de perto as necessidades e particularidades de cada um de nossas regiões”, afirma a titular da SDSCJPVD, Carolina Cabral. “Isso porque, além da contribuição através do conhecimento técnico, a presença e a escuta ativa são potentes ferramentas para a elaboração de políticas públicas cada vez mais eficientes e positivamente impactantes”, completou.
O Secretário executivo de Assistência Social, Carlos Braga, explicou que, durante a Caravana, as equipes técnicas da SEASS estarão a postos para oficinas e atendimentos realizados ao longo de um dia inteiro, com exposições e trocas a respeito das questões propostas. “A raiz da Caravana SUAS é levar para o centro do debate pontos que colaborem com a melhoria do atendimento das equipes que estão na ponta da atuação. Será possível alinhar fluxos, ajustar demandas e atualizar informações detalhadas sobre as situações de todos os eixos da Assistência Social, sejam eles de básica, média ou alta complexidade”, concluiu.