Pernambuco inicia formação da 6ª edição do Programa Embaixadores da Juventude

Foto: Reprodução

O Governo de Pernambuco, em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) inicia, nesta quinta-feira (14), a formação do Programa Embaixadores da Juventude. As aulas acontecem até 17 de setembro, das 9h às 17h para os 25 selecionados através de edital.
A formação será ministrada em cinco módulos por agentes oficiais da UNODC e por jovens embaixadores de edições anteriores. O objetivo é incentivar e fortalecer as habilidades de liderança e ativismo entre a população jovem, com foco na Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. Nas aulas, os participantes terão a oportunidade de explorar o mundo das relações internacionais e discutir diversos temas, entre eles, direitos humanos, erradicação da pobreza, sustentabilidade e promoção de sociedades justas e pacíficas. A grade curricular prevê atividades de capacitação, exercícios de liderança, desenvolvimento de habilidades pessoais e interpessoais e estímulo ao debate inclusivo e produtivo.
“O programa oferece a oportunidade de aperfeiçoar características que esses jovens já demonstram, apresentando conceitos e ferramentas que serão essenciais para a atuação deles junto a suas comunidades. A parceria entre a SDSCJPVD e o UNODC, por meio do Embaixadores da Juventude, se propõe a trabalhar o potencial desse grupo, valorizando a liderança que eles já exercem e interligando tudo isso à Agenda 2030 das Nações Unidas”, comenta Carolina Cabral, secretária de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas de Pernambuco.
Para Mariana Rodrigues, titular da Secretaria Executiva de Articulação e Prevenção Social ao Crime e à Violência, vinculada à SDSCJPVD, “o Embaixadores da Juventude é um importante instrumento da política de prevenção social e visa fortalecer o protagonismo jovem no processo de transformação de realidades”. Ela acrescenta: “Os jovens passarão por dias de imersão em discussões sobre temáticas de extrema relevância, podendo socializar, inclusive, suas próprias experiências junto a atores com longa trajetória em cenários nacionais e internacionais”.
“Priorizamos atender de maneira equilibrada todos os territórios e regiões de desenvolvimento de Pernambuco, temos uma composição de turma incrível. Esperamos que a formação seja um ponto de virada para esses jovens, tanto em suas trajetórias profissionais quanto de militância e de atuação em defesa dos objetivos do desenvolvimento sustentável”, reforça Rafael Sales, oficial de Projetos do UNODC.

Notícias relacionadas