
Fotos: Divulgação
Pernambuco formou a sua primeira turma de Jovens Embaixadores, fruto da parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas, e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC). Durante quatro dias, 25 jovens pernambucanos selecionados via edital passaram por dinâmicas imersivas para estímulo ao protagonismo e à liderança da juventude no estado, voltadas à Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.
A formação foi ministrada em cinco módulos ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Direitos humanos, erradicação da pobreza, sustentabilidade e promoção de sociedades justas e pacíficas estavam entre os pontos focais. Em suas apresentações finais, antes de receberem o certificado, os grupos foram divididos em temáticas que versavam sobre “Pessoas”, “Prosperidade”, “Planeta” e “Paz”.
Os jovens propuseram soluções para questões importantes como evasão escolar x trabalho infanto-juvenil; qualificação profissional; preservação e renovação dos recursos naturais; centros de convivência e amparo psicossocial para a população infanto-juvenil como forma de prevenção à violência.
“Foi um lugar de encontro que revelou o amadurecimento de ideias e ideais. Saímos daqui acreditando que não só é possível construir um novo futuro como mudar o presente. Este não foi o último dia de um curso, mas o primeiro dia de uma liderança jovem que se multiplicará e transformará realidades”, observou a secretária da SEAPREV, Mariana Rodrigues.