
Pernambuco comemora resultados expressivos no turismo de cruzeiros nesta temporada, conforme apontam as pesquisas preliminares do Observatório do Turismo do Estado. O índice de satisfação NPS (Net Promoter Score), que mede a probabilidade de recomendação de um destino, atingiu 78,26%, classificando Pernambuco na cobiçada “Zona de Excelência”. Este desempenho reflete o impacto positivo da iniciativa “Pernambuco dos Cruzeiros”, promovida pela Secretaria de Turismo e Lazer desde 31 de outubro de 2024.
O secretário de Turismo e Lazer, Paulo Nery, atribui o sucesso ao trabalho conjunto e ao impacto econômico gerado pelos turistas. “É mais um acerto capitaneado pela governadora Raquel Lyra. Investir no turismo de cruzeiros traz mais emprego, renda para a população e divisas para Pernambuco. Segundo a Clia Brasil, cada turista de cruzeiro gasta, em média, R$ 668 nos destinos”, destacou. O NPS do Estado, que na temporada anterior estava em -27,19% na “Zona Crítica”, experimentou uma recuperação impressionante, impulsionada pela valorização da cultura, gastronomia e hospitalidade pernambucana.
Até abril de 2025, Pernambuco ainda receberá 14 cruzeiros, incluindo o Seven Seas Mariner, que chega no dia 19 de janeiro. Ao todo, serão 20 navios e mais de 30 mil turistas desembarcando no Estado. Além disso, 80% dos visitantes que vivenciaram o receptivo especial manifestaram interesse em retornar a Pernambuco, um aumento significativo em relação aos 49% da temporada anterior.
Fotos: Divulgação