
Nos dias 27 e 28 de maio, o Solar do Douro, no JCPM Trade Center, no Recife, será palco do Pernambuco Carbon Summit, evento promovido pelo Instituto Água Sustentável. Idealizado por Everton de Oliveira, diretor da entidade e especialista em recursos hídricos, o encontro reunirá representantes dos setores público, privado e acadêmico para debater caminhos concretos rumo a uma economia de baixo carbono, com foco em desenvolvimento regenerativo, inovação e sustentabilidade. A abertura contará com participações de nomes como Márcio Giust (Porto de Suape), Magda Chambriard (Petrobras), Maria Cycyanne Fonseca Rosa (APAC), Karla Godoy (SEMAS-PE) e do próprio Everton de Oliveira, que também será o responsável pela palestra de encerramento sobre o potencial energético de Pernambuco.
A programação conta com cinco mesas redondas e palestras voltadas a temas como legislação ambiental, inovação tecnológica e políticas públicas sustentáveis. Um dos destaques será a conferência magna “Pernambuco no futuro já?”, conduzida por Carlos André Cavalcanti, professor do Complexo Industrial Portuário de Suape. Já a mesa “Ajustando contas com o futuro: desenvolvimento regenerativo” terá a mediação da jornalista e documentarista Jô Mazzarolo, reunindo nomes como Humberto Ciccarino Neto (Blue Reef), Bruna Soldera e Eunice Castro (Grupo Moura), em um debate sobre práticas que conciliem preservação ambiental e desenvolvimento econômico.
O segundo dia do evento será dedicado a temas como os desafios e oportunidades em torno dos créditos de carbono, regulação e transição energética. Estão previstas discussões sobre o papel do hidrogênio verde, captura e certificação do CO₂ como ativo econômico e os impactos da legislação ambiental no setor produtivo. Entre os debatedores confirmados estão especialistas da UFPE, Hub ODS, H2Helium, Grupo Cornélio Brennand, Advocacia e Soluções Jurídicas e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT).
Voltado para empresários, estudantes, ambientalistas, gestores públicos e pesquisadores, o Pernambuco Carbon Summit pretende ampliar a articulação entre diferentes setores em torno da agenda climática. A programação completa pode ser acessada em pernambucocarbon.com.br.