
A governadora Raquel Lyra anunciou que, pela primeira vez, o festival REC’n’Play será realizado no interior de Pernambuco, em Caruaru, entre 28 e 30 de agosto de 2025. O evento de inovação, tecnologia e cultura inaugurará a nova sede do Armazém da Criatividade, instalada na histórica Fábrica Caroá, com investimento de R$ 1,5 milhão destinado a rodadas de negócios, geração de emprego e renda, e fortalecimento da economia criativa. “É o Porto Digital marcando presença no interior do Estado”, afirmou Raquel Lyra.
Com orçamento total de R$ 44,5 milhões — maior contrato de gestão entre o Governo de Pernambuco e o Porto Digital —, o espaço de 2.500 m² foi requalificado pela Emlurb e pela Secti/PE com consultoria da UFPE. A nova sede abriga laboratórios de prototipagem, áreas de qualificação e apoio a negócios criativos. “Trata‑se de um equipamento estratégico, que vai ampliar oportunidades, formar talentos e atrair investimentos para o Agreste pernambucano”, destacou a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro.
A primeira edição interiorana do Rolê REC’n’Play oferecerá 100 atividades gratuitas a estudantes, empreendedores e profissionais da região, com mostras interativas, oficinas, palestras, competições, shows e arenas temáticas (gamer e robôs), além de programação infantil. A organização espera receber cerca de 3 mil pessoas ao longo dos três dias. “Estamos descentralizando oportunidades e fomentando o empreendedorismo local com ações que promovem a inclusão produtiva e a formação de um ecossistema de inovação no Agreste”, afirmou Montenegro.