Paulista se reúne com TJPE para construir plano de ação acerca dos problemas em prédios do tipo caixão

Fotos: Danilo Brito / Prefeitura do Paulista

Encontro ocorreu na Escola Judicial (ESMAPE), no bairro de Joana Bezerra

Com o objetivo de discutir soluções para a questão dos prédios que se encontram em situação crítica na Região Metropolitana do Recife, uma reunião foi realizada, na manhã desta terça-feira (08), na Escola Judicial (Esmape) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em Joana Bezerra, no Recife. Representando Paulista, estiveram presentes o prefeito Yves Ribeiro (PT) e o procurador Geral do Município, Geraldo Lima. O próximo encontro ficou marcado para o dia 31 de agosto. No mês de julho, uma parte de um edifício residencial no condomínio Conjunto Beira-Mar, no Janga, desabou, deixando 14 mortos. As demais torres do condomínio seguem interditadas.
Na reunião, ficou definido que os municípios têm até o dia 18 de agosto para enviar a lista dos prédios que estão interditados e, destes, os que estão ocupados ou não. Na ocasião, Yves Ribeiro ressaltou a importância desse diálogo entre as entidades das várias esferas. De acordo com o gestor, além de os municípios entregarem os relatórios, é importante que a Seguradora responsável realize a demolição desses prédios e indique um melhor debate sobre a destinação dos terrenos que, entre outros, podem ser designados para o programa Minha Casa Minha Vida.
“Acredito que o Minha Casa Minha Vida vai ser muito importante para dar apoio a essa população para ter uma moradia digna e com segurança, devolvendo a quem pagou por 20 ou 30 anos os seus apartamentos, assim como também, para as pessoas que ocupassem, uma ajuda moradia do Governo do Estado, junto com o município”, afirmou.
Durante o encontro, o procurador Geral do Município, Geraldo Lima destacou as prioridades do município. “Paulista também planejou ações no intuito de preservar vidas, sobretudo nos prédios que estão em risco e precisam de interdição imediata. Então, estamos aqui para colaborar com as ideias e com o que for necessário para ajudar a evitar novas tragédias”, enfatizou.
A reunião contou ainda com o subprocurador Renato Beviláqua; o secretário de Segurança, Mobilidade e Defesa Civil, Gustavo Carneiro Leão; a secretária executiva de Defesa Civil, Cíntia Silva; além do representante do legislativo municipal, o vereador Camelo do Seguro (PSB).
Além de representantes do TJPE e de Paulista, participaram da reunião, representantes do Governo do Estado de Pernambuco, dos municípios de Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes, do Ministério Público, da Caixa Econômica Federal e de seguradoras. A primeira reunião sobre o assunto foi promovida no início de julho deste ano.

Notícias relacionadas