
Após quase um ano do lançamento do Parque Empresarial Nossa Senhora do Pilar, 28 indústrias já receberam os títulos de concessão de uso e iniciaram suas instalações no espaço, uma área remanescente do Engenho Patrimônio, desapropriada pela Prefeitura, que conta com 48 hectares, às margens da rodovia PE-62, no município do Condado, localizado na região da Mata Norte de Pernambuco, entre duas grandes capitais do Nordeste: Recife e João Pessoa.
O secretário municipal de Planejamento Urbano do Condado, Felipe Balbino, estima que as primeiras indústrias comecem a operar ainda neste ano de 2024, impulsionando a economia local. Além das indústrias, mais de 250 empresas de pequeno e médio porte receberam títulos de concessão de uso para lotes de 8x20m², proporcionando oportunidades comerciais que beneficiarão mais de mil famílias do loteamento. “São famílias carentes, em estado de vulnerabilidade, que receberam da prefeitura o título de posse”, esclareceu o secretário.
O prefeito Antônio Cassiano destaca o potencial do Parque Empresarial para a geração de empregos. “No momento, os profissionais da construção estão sendo muito procurados na cidade e quando o Parque estiver em funcionamento trará muito mais oportunidades, gerando renda e movimentação na economia local”
As empresas instaladas no Parque Empresarial recebem concessão por dez anos, mediante o cumprimento de critérios como a geração de empregos na cidade. O espaço, totalmente planejado, contará com infraestrutura adequada, áreas verdes, comunitárias e institucionais, incluindo escola, posto de saúde e praça.
Além disso, está prevista a criação de um centro profissionalizante para qualificação dos moradores locais, visando atender às demandas das empresas instaladas no parque e promover o desenvolvimento econômico e social de Condado.