Parceria entre Jaboatão e Rotary promove intercâmbio internacional para seis estudantes da rede municipal

Foto: Divulgação

Seis estudantes do nono ano da rede de ensino do Jaboatão dos Guararapes vão fazer intercâmbio internacional para diferentes países da América Latina, por meio de uma parceria inédita no Brasil entre a prefeitura e o Rotary Jaboatão. A seleção inicial teve como critério as melhores notas no primeiro simulado do Jaboatão Prepara, e nela foram escolhidos 18 candidatos. O resultado foi divulgado, neste sábado, durante a aula de encerramento do Jaboatão Prepara, na Escola José Rodovalho, que contou com apresentações musicais e homenagens a alunos e professores.

“Esse intercâmbio vai mudar muito a minha vida, vai me abrir muitas oportunidades, sobretudo nos esportes, que eu amo muito (tanto intelectuais quanto físicos) e na minha carreira profissional”, comemorou Amanda Tacielly, de 14 anos, aluna da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) São Sebastião, do polo Nova Visão, em Vila Rica. Eric Samuel Pereira Dantas, 15, da escola Oscar Moura, em Candeias, também vê o intercâmbio como um caminho para novas possibilidades. “Espero que melhore bastante minhas oportunidades no mercado de trabalho”, afirmou.

Andrea Medeiros representou o prefeito no evento e parabenizou estudantes, professores e representantes do Rotary. “Jaboatão tem muito orgulho do Prepara e de todos vocês. Vocês são vencedores. Quero agradecer a todos que abraçam e tanto se dedicam à educação”, declarou. O presidente do Rotary local, Arthur Sena, explicou que os 18 estudantes selecionados pelo município foram apresentados na Feira das Nações Unidas, da instituição, depois passaram por entrevista e entregaram uma carta com o tema Por que quero fazer um intercâmbio? O que ele mudará na minha vida?

“Foi difícil escolher, mas os seis se destacaram. Agora, vamos enviar os documentos deles para os países parceiros, que dirão quais alunos querem receber. Eles podem ir para diferentes países ou para o mesmo”, explicou Arthur, acrescentando que esse modelo de parceria nunca foi feito pela entidade no país. A Feira das Nações Unidas é onde o Rotary divulga seu programa de intercâmbio e promove a cultura dos países com os quais o distrito tem parcerias. Lá, o prefeito assinou o termo de parceria com a instituição e os alunos tomaram conhecimento de que seis deles seriam selecionados para o próximo intercâmbio.

Os alunos selecionados para o intercâmbio são:

Álef Samuel Florêncio de Moura Barros – Escola Municipal Gildo Veríssimo

Amanda Tacielly Gomes da Silva – EMTI São Sebastião

Thacyla Maria Vieira – Escola Municipal Alberto Luiz Russo

Emilly Victória Freire do Nascimento – Escola Municipal Bartolomeu de Gusmão

Erick Samuel Pereira Dantas – Escola Municipal Oscar Moura

Robert Alves Santos de Assis – Escola Municipal Antônio Januário

Notícias relacionadas