Evento acontece nesta quinta e sexta (31/08 e (1/09) e é aberto ao público em geral
Nesta quinta (31), quando é comemorado o Dia da Saúde e Nutrição, é uma oportunidade para trazer à tona o debate sobre as práticas nutricionais e a importância da promoção de políticas realistas e de prevenção a exemplo da redução de sal e açúcar no consumo doméstico das famílias. A prática da boa alimentação deve ser incentivada desde cedo, a partir do nascimento, com o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida. Após essa fase, a amamentação poderá ser feita de maneira complementar até os 2 anos. Em cada fase da vida (criança, adolescente, adulto ou idoso), o ser humano possui diferentes necessidades nutricionais.
É de acordo com essas premissas que o Centro Universitário Frassinetti do Recife (UniFAFIRE), realiza nesta quinta (31) e sexta (1), a terceira edição do Simpósio de Nutrição (Sinutri) que, este ano, tem como tema central “Nutrição e solidariedade: encontrando caminhos para superar a fome”. O evento é gratuito e aberto ao público em geral e contará com palestras, oficinas culinárias de gestão de alimentos, além de atendimento de orientação e avaliação nutricional, e aferição de pressão arterial para a população. A ação será realizada no estacionamento da UniFAFIRE.
A programação do primeiro dia tem início às 9h, com a mesa redonda sobre aleitamento materno como ferramenta de combate à fome, com abordagens da fonoaudióloga, Thayane Durval da Silva, do Programa de Residência em Atenção Básica e Saúde da Família UPE/COREMU; da nutricionista, Kellyta Maria Albuquerque Venceslau, especialista em Nutrição Materno Infantil; e da psicóloga, Andréia Kécia de Arruda. A moderação será da nutricionista, Tâmara Gomes, docente do curso de Nutrição da UniFAFIRE.
À tarde, das 14 às 16h, haverá a oficina culinária de preparações à base de pulses, ministrada pela gastrônoma, Gerlane Souza de Lima, doutora em Nutrição pela UFPE. Na oficina, irá mostrar como utilizar os pulses, que são as sementes secas de leguminosas utilizadas na alimentação, representadas principalmente pelos feijões, grão-de-bico, lentilha e ervilha. Elas são consideradas excelentes fontes de micronutrientes e importantes fontes de proteínas. Os grãos, também chamados de pulses são ricos em fibras, vitaminas e minerais, apresentam baixos níveis de gordura e não contém colesterol.
Também nesse horário das 14 às 16h, profissionais estarão realizando o atendimento de orientação e avaliação nutricional, e aferição de pressão arterial para a população no estacionamento do Centro Universitário de forma gratuita.
Na sexta (1), das 8 às 9h, o dia começa com a palestra “Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2: fome zero e agricultura sustentável” com a nutricionista e mestre em Bioquímica e Fisiologia da UFPE, Wilka Araújo. Das 9 às 10h, terá a apresentação da Campanha Mãos Solidárias, Parceria Movimentos Sociais e Agroecologia com o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o gaúcho Paulo Mansan. A Campanha é um importante braço da luta do MST, sindicatos, coletivos, Arquidiocese de Olinda e Recife e universidades contra a fome que distribui alimentos às famílias em situação de vulnerabilidade social.
Das 9 às 12h, haverá mesa redonda sobre “Os equipamentos públicos de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN)”, com exposições da assistente social, Natália Outtes, gestora da Unidade de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura do Recife; e dos nutricionistas Felipe Lima, chefe da Divisão de Nutrição da Unidade de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura do Recife; e Rayonara Oliveira, do Banco de Alimentos Mesa Brasil/ SESC.
Ainda na sexta, das 14 às 16h, o chef César Santos, proprietário do Restaurante Oficina do Sabor, realiza a oficina culinária “Cozinha autoral de César Santos”. Em paralelo, das 14 às 16h, acontece a mesa redonda sobre “Entomofagia: a comida do futuro”, seguida de degustação, com os professores do UniFAFIRE, Roselita Patú e Franklin Magliano.