
O outono teve início nesta quinta-feira (20), às 6h02, e segue até 20 de junho. Segundo o meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Patrice Oliveira, a estação será marcada por temperaturas acima da média no estado, com chuvas irregulares. “O outono se inicia no mês mais chuvoso do Semiárido e se encerra no mês mais chuvoso do Litoral. Apesar da tendência de temperaturas mais amenas, nossa previsão é de chuvas normais ou abaixo da média, mas com calor acima do esperado”, explicou.
As precipitações deverão ocorrer de forma pontual e desigual entre as regiões. No Semiárido, a principal influência será a Zona de Convergência Intertropical, enquanto o Litoral será afetado pelas Ondas de Leste. “As chuvas serão bem localizadas. Pode chover em um município e no vizinho não”, ressaltou Oliveira.
No Litoral, apesar da previsão de redução no volume de chuvas, o acumulado ainda será significativo. “O litoral chove muito. Então, mesmo que o volume fique 10% ou 20% abaixo da média, ainda assim será bastante chuva”, concluiu o meteorologista.
Foto: Reprodução