No próximo dia 08, o Teatro de Santa Isabel receberá a Orquestra e o Coro do Núcleo Estadual de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) com o concerto da “Turnê da Liberdade”. Os jovens músicos irão se apresentar sob a regência do maestro Eduardo Torres. O concerto começa às 20h e a entrada é gratuita. Os ingressos já podem ser reservados pelo Sympla.
Criado em 2007, o NEOJIBA promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música.
A “Turnê da Liberdade” Norte e Nordeste, que conta com o patrocínio da PetroReconcavo, através da Lei de Incentivo à Cultura, estreará em Aracaju no dia 5 e passará ainda por Maceió (7), João Pessoa (9 e 10), Mossoró (12 e 13), Manaus (17 e 18) e Salvador (20), numa celebração aos 200 anos de Independência do Brasil na Bahia.
O concerto sinfônico terá obras de compositores brasileiros contemporâneos, como “É doce morrer no mar”, de Dorival Caymmi, “Stamos em pleno Mar”, do carioca André Mehmari, com letra do poeta Castro Alves, “Traços Brasilis”, do baiano Wellington Gomes, e “Canticum Naturale”, do catarinense Edino Krieger. A peça terá solo da soprano Emyle França.
A apresentação também trará compositores europeus consagrados, como o tcheco Antonín Dvořák, com o “Romance op. 11 para violino e orquestra”, e Robert Schumann, com o “Concerto para violino e orquestra em ré menor”. As peças de Dvořák e Schumann terão como solistas os spallas (primeiros-violinos) da Orquestra NEOJIBA, Eliel Santana e Isabela Rangel.
Para garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência auditiva, o concerto terá intérprete de libras.