
O restaurante Oficina do Sabor, localizado em Olinda e comandado pelo renomado Chef César Santos, apresenta seu novo prato da Boa Lembrança, uma homenagem ao eterno Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Batizado de “Danado de Bom”, em referência a uma das canções mais emblemáticas do artista, a receita combina ingredientes tradicionais da culinária nordestina.
“Luiz Gonzaga foi a minha inspiração para criar o prato da Boa Lembrança deste ano. Ele é um ícone da nossa cultura, que nos deixou há 35 anos. A sua música faz parte da trilha sonora da vida de todo nordestino, inclusive da minha, que tenho as melhores lembranças de ouvir suas canções desde criança… Além disso, o forró recentemente foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Então, é uma dupla homenagem”, explicou César Santos.
A Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, que completa 30 anos, tem o Oficina do Sabor como associado há 28 anos.
O “Danado de Bom” (R$148) consiste em um filé de carne de sol na manteiga de garrafa e cebola roxa, acompanhado de cuscuz sertanejo, molho de queijo e cheiro verde, representando as riquezas gastronômicas do Nordeste. Conforme a tradição da Boa Lembrança, os clientes que pedirem o prato receberão uma cerâmica pintada à mão, retratando Luiz Gonzaga com sua icônica sanfona, a pomba Asa Branca e o cacto, símbolos de força e resistência da região.
O prato já está disponível no cardápio do Oficina do Sabor, mas será oficialmente lançado no dia 13 de março, em um evento exclusivo para convidados.