
Fotos: Divulgação/Prefeitura do Recife
As obras da ponte Engenheiro Jaime Gusmão, que cruzará o Rio Capibaribe para interligar os bairros da Iputinga e do Monteiro seguem avançadas. Ontem (18), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), vistoriou os serviços de construção e destacou o novo marco, que é a ligação completa entre os dois lados da ponte. “Agora, a gente está implantando a técnica da terra armada e o complexo viário, que vai dar acesso à ponte. E, no início do próximo ano, ela estará inaugurada e funcionando”, afirmou.
A etapa principal dos trabalhos está com 90% de conclusão e, nos próximos meses, contará com o asfaltamento e a implantação dos passeios, guarda-corpos e ciclovia, que devem ser entregues até o final deste ano. Com a conclusão da segunda fase, que inclui a ligação com o solo, a ponte será concluída no primeiro semestre de 2024, quando estará liberada para uso pela população.
Neste mês de setembro, foram colocadas aduelas de concreto nos dois sentidos. São peças pré-moldadas que ficam sobre o rio, sem necessidade de sustentação, já que estão sendo concretadas com o método de balanços sucessivos. A ponte mede 170 metros de extensão, 20 m de largura e 12 m de altura, com calçadas e ciclofaixa. Serão quatro faixas de rolamento, duas em cada sentido.