
Reconhecer o trabalho em defesa dos direitos humanos. Com este propósito, o presidente e a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), Fernando Ribeiro Lins e Ingrid Zanella, entregaram as medalhas Dom Helder Câmara e Mércia de Albuquerque, ao arcebispo emérito de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido; e ao advogado Marcelo Santa Cruz, respectivamente. A homenagem foi realizada durante o encerramento da II Semana de Direitos Humanos Dom Helder Câmara promovida pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).
“Esse é um reconhecimento da nossa Ordem para quem contribuiu com a defesa dos direitos humanos em nosso Estado. São trajetórias de muito destaque, cada um em sua área, mas sempre em favor da dignidade humana. Fico muito feliz em poder realizar essa entrega no Mês da Advocacia, que defende os direitos humanos e a justiça social”, asseverou o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins.
“Reconhecer quem luta pela defesa dos direitos humanos é essencial em nossa sociedade. A advocacia é uma defensora dos princípios da democracia e da garantia dos direitos. E no Mês da Advocacia, isso tem um gosto especial”, explicou a vice-presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella.
Vale ressaltar que a Medalha de Mérito Dom Helder Câmara de Direitos Humanos foi criada na gestão do então presidente da OAB-PE, Jorge da Costa Pinto Neves. Já a Medalha de Mérito Mércia de Albuquerque de Direitos Humanos foi instituída na gestão do presidente Fernando Ribeiro Lins, por solicitação da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos (CDH) da Ordem, presidida pelo advogado Renan Castro.
Para o presidente da CDH, Renan Castro, a entrega da medalha Mércia de Albuquerque certifica a trajetória das advogadas e advogados que militam nos direitos humanos. “Em dezembro de 2024, se estivesse viva, Mércia faria 90 anos. Cuidar do seu legado é muito importante para a nossa classe. Marcelo Santa Cruz é uma referência na pauta e homenageá-lo nos deixa muito felizes”, frisou.