
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), Fernando Ribeiro Lins, liderou uma comitiva de presidentes das Subseções da OAB ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). O grupo foi recebido pelo presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, para a entrega oficial da “Carta do Recife”, que reúne as principais demandas da advocacia no estado. A vice-presidente e o secretário-geral da OAB-PE, Ingrid Zanella e Ivo Amaral Jr., também participaram do encontro.
Fernando Ribeiro Lins enfatizou a importância do diálogo contínuo entre a OAB-PE e o TJPE para garantir que as demandas dos advogados sejam ouvidas e atendidas. “A entrega da ‘Carta do Recife’ é um passo fundamental para a melhoria das condições de trabalho dos advogados e advogadas pernambucanos, e a OAB-PE continuará empenhada em buscar soluções para as questões apresentadas”, afirmou.
Elaborada e aprovada durante o Colégio de Presidentes dos Conselhos Subseccionais da OAB-PE, realizado em 18 de julho de 2024, a “Carta do Recife” reflete as necessidades e sugestões dos advogados pernambucanos para aprimorar o funcionamento do Poder Judiciário Estadual.
Entre as principais solicitações, estão a implementação de um plantão virtual para atendimento emergencial, a análise do retorno do atendimento direto pelas varas e a criação de uma Central de Agilização em todo o estado. O documento também propõe o desenvolvimento de um sistema de chat para facilitar a comunicação e a formação de um comitê gestor com representantes da OAB, Defensoria Pública, Ministério Público e Judiciário.