
O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, foi o convidado desta semana do Diariocast, podcast do Diario de Pernambuco, apresentado pelo jornalista Rhaldney Santos, titular deste blog. Durante a entrevista, Cabral abordou a atuação da Sudene e a necessidade de articulação política para fortalecer Pernambuco e a região Nordeste. O gestor destacou a importância da autarquia para o desenvolvimento do país e ressaltou que a área de atuação da Sudene abrange 60 milhões de brasileiros, distribuídos em 11 estados e 2.057 municípios, representando 14% do PIB nacional. “Muita gente olhava lá atrás o Nordeste como um peso para o Brasil, mas a região já mostrou, e mais uma vez está mostrando, que é parte da solução”, afirmou.
Danilo Cabral também destacou a relevância do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), que terá R$ 48 bilhões disponíveis para investimentos em 2025, sendo R$ 5,8 bilhões destinados a Pernambuco. O superintendente explicou que a Sudene tem buscado expandir o uso desses recursos para impulsionar áreas estratégicas, como infraestrutura, habitação e inovação. “O que ajustamos no FNE foi justamente ampliar as possibilidades de financiamento para estimular a economia e melhorar a qualidade de vida na região”, disse.
Outro ponto abordado foi a representatividade política de Pernambuco no cenário nacional. O estado conta com 25 deputados federais, três senadores e cinco ministros no governo Lula, o que, segundo Cabral, precisa ser convertido em uma pauta comum para o futuro do estado. “Agora, precisamos juntar esses esforços todos em função de uma pauta que precisamos construir. Qual é o Pernambuco que nós queremos?”, questionou. Para ele, a articulação política e o diálogo são essenciais para garantir avanços estruturais e consolidar o estado como protagonista no desenvolvimento regional. Você confere a entrevista completa no link https://youtu.be/Tf7FeIzCuMM?si=NGraDQ3rLx55gJLH.