Atualmente, apesar do Código de Defesa do Consumidor, da Lei Geral de Proteção de Dados e até mesmo de serviços como o “Não me perturbe” – no qual o cidadão para de receber ligações de telemarketing após o cadastro no website www.naomeperturbe.com.br , estamos vivendo uma enxurrada de mensagens de texto enviadas em massa para centenas de celulares simultaneamente, alertando sobre uma possível compra no cartão de crédito, transferência ou empréstimo não reconhecidos e indicando um 0800 para a possível vítima contestar.
O que causa estranheza são as operadoras continuarem as parcerias com as empresas que disseminam tais mensagens fraudulentas, e sem qualquer cautela repassam aos clientes o SMS, e ainda, a ANATEL não tomar qualquer providência contra aquelas empresas que disseminam as mensagens ou as que ativam serviço 0800 com dados cadastrais de pessoas físicas e sem o mínimo de checagem dos documentos informados.
Mas e nós cidadãos, o que podemos fazer? A recomendação é abrir uma reclamação na ANATEL contra a operadora e empresa que está repassando aos clientes as mensagens fraudulentas quase que diariamente, informando na reclamação o conteúdo do SMS, dia, hora e remetente. Desta forma, reportando oficialmente, esperamos que alguma providência seja prontamente tomada.
Mas fica o alerta a todos, recebendo qualquer mensagem de texto no celular, trazendo um alerta de compra no cartão de crédito, transferência ou empréstimo não reconhecidos com um 0800 ou telefone para contato, denuncie e apague ou ignore a mensagem e o mais importante, alerte seus amigos e familiares sobre a fraude.
Muitos perguntam: Será que alguém acredita nestas mensagem e liga para o número? O que acontece se eu ligar para esse 0800? A resposta é sim, muitos acabam sendo fisgados por este golpe e acabam ligando para o número informado. Em seguida são convencidos a instalar um aplicativo para “cancelar a transação e proteger o aparelho ou conta”, mas trata-se na verdade de um aplicativo de acesso remoto ao aparelho que irá permitir ao invasor o controle total do celular à distância.
Uma análise mais cuidadosa nas opções da falsa central telefônica, a vítima poderia perceber que selecionando qualquer outra opção que não seja “Se você não reconhece uma transação clique 1”, as demais opções simplesmente não funcionam.
Mas deixo aqui uma dica de segurança fundamental: não deixe a senha do aplicativo bancário salva ou com biometria ativada. Prefira digitar a senha sempre que entrar no aplicativo. Desta forma, em caso de invasão, perda ou roubo do seu aparelho, o criminoso não conseguirá realizar transações indevidas facilmente.
*Autoria e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do colunista.