
De acordo com dados do Sebrae, em conjunto com informações do IBGE, o Brasil registra um marco histórico no empreendedorismo feminino, com um total de 10,34 milhões de mulheres à frente de negócios, representando 34,4% do total dos empreendedores no país.
Em Pernambuco, a proporção de mulheres empreendedoras em relação ao total de empreendedores é de 30%, o que corresponde a 376 mil empreendedoras no estado, a maioria delas atuando como microempreendedoras individuais (MEIs) ou à frente de Pequenas e Médias Empresas (MPEs).
“Acho que empreender sempre foi minha maior vocação. Onze anos atrás, deixei meu emprego com o desejo de possuir minha própria loja. Hoje, possuímos duas unidades e empregamos um total de quatro pessoas, além de estarmos no processo de seleção para estagiários”, afirmou a empreendedora Ana Margarida Formiga.
“É um sonho ver cada vez mais mulheres tendo a vontade e a coragem para empreender no Brasil”, diz Ana Margarida. “Além de contribuir para uma sociedade mais justa, o empreendedorismo feminino tem um papel fundamental nas conquistas da liberdade e independência financeira das mulheres”, conclui.