
Os deputados estaduais Waldemar Borges, Mário Ricardo e Lula Cabral estiveram no Consulado da China ontem (14) para convidar oficialmente a nova cônsul-geral da República Popular da China no Nordeste, Lan Heping, e o vice-cônsul He Yongwei para a instalação da Frente Parlamentar Pernambuco-China, agendada para o dia 9 de abril na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A visita contou também com a presença de Gabriel Bechara, que ofereceu apoio institucional à Frente e é secretário do Fórum de Desenvolvimento Pernambuco-China e coordenador do Conexão Nordeste-China.
A Frente Parlamentar Pernambuco-China tem como objetivo servir como instrumento para articular novos investimentos e parcerias, além de promover a interlocução com os agentes da agenda bilateral, tanto da iniciativa pública quanto da privada, visando potencializar e diversificar o desenvolvimento econômico do estado de Pernambuco.
Os deputados deram as boas-vindas à nova cônsul, que chegou ao Recife no último mês de fevereiro. “É uma alegria recebê-la em nosso estado. Entendemos que há um espaço muito grande para ser preenchido nessa relação da China com o Nordeste e com Pernambuco. Queremos ocupar esse espaço para estreitar nossas relações. Há muito o que ser feito nas áreas tecnológica, cultural, empresarial, comercial e educacional. Queremos que seja uma frente de trabalho para produzir bons frutos para Pernambuco e para a China”, disse o coordenador do colegiado, Waldemar Borges.
Ao final do encontro, os deputados entregaram uma placa com Voto de Congratulações aprovado por unanimidade pela Alepe para Lan Heping e He Yongwei por terem sido designados como cônsul e vice-cônsul da República Popular da China no Recife. Além disso, os parlamentares presentearam os representantes chineses com um kit contendo itens do artesanato e da culinária pernambucana.